Skip to main content
Mulheres Inovadoras

Conheça Bertha Lutz

By 15 de outubro de 2019maio 12th, 2021No Comments

Bertha Lutz nasceu em 1894, em São Paulo. Em 1918, na cidade de Paris licenciou-se em Sciences na universidade da Sorbonne e então retornou para o Brasil. Desde seu regresso em 1918, com 24 anos, Bertha tornou-se uma defensora incansável dos direitos da mulher no Brasil.

Em 1919, prestou concurso público para bióloga do Museu Nacional, passando a ser a segunda brasileira a ingressar no serviço público. Nessa instituição trabalhou por 46 anos e nela construiu uma reputação internacional como cientista, sendo reconhecida por sua contribuição na pesquisa zoológica, especificamente de espécies anfíbias brasileiras. Ainda em 1919, Bertha representou o Brasil, junto com a paulista Olga Meirano no Conselho Feminino Internacional, órgão da OIT, onde foram aprovados os princípios de salário igual para ambos os sexos e a inclusão da mulher no serviço de proteção aos trabalhadores. No Brasil, juntamente com outras mulheres, Bertha criou, em 1919, a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, embrião da poderosa Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, com Bertha na presidência esta organização liderou a campanha sufragista no país.

Bertha decidiu cursar Direito na Faculdade do Rio de Janeiro e graduou-se advogada em 1933. E, mais tarde, em 1936, ela assumiu o mandato de deputada federal. Como legisladora, Bertha apresentou o projeto de lei do Estatuto da Mulher, que reformava a legislação brasileira quanto ao papel do trabalho feminino e conseguiu ser escolhida para presidir a Comissão Especial do Estatuto da Mulher. Propôs, também, a criação do Departamento do Trabalho Feminino, maternidade, Infância e Lar, como forma de oferecer assistência pública eficiente à mãe e à criança.

Em 1951 foi premiada com o título de “Mulher das Américas” e, em 1952, foi a representante do Brasil na Comissão de Estatutos da Mulher da ONU. Faleceu em 1976, aos 84 anos.

Fonte: CNPq: Pioneiras da Ciência no Brasil, edição 1.

Leave a Reply