Skip to main content
Mulheres Inovadoras

Conheça Heleieth Saffioti

By 29 de novembro de 2019maio 12th, 2021No Comments

Heleieth Iara Bongiovani Saffioti nasceu em Ibirá (SP) em 1934. Graduou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em 1960.

Suas primeiras pesquisas sobre a condição feminina datam desta década. Elas foram o material utilizado na construção da sua tese de livre-docente defendida, em 1967, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNESP. Este trabalho foi uma sólida contribuição ao estudo da posição da mulher na sociedade, e das representações a que dá lugar. Esta tese foi publicada pela Editora Vozes, em 1976 com o título “A Mulher na Sociedade de Classes: Mito e Realidade”. O livro não separa o problema da mulher dos problemas gerais da sociedade, mostrando de forma particular as relações entre a posição da mulher e o capitalismo. A efervescência do movimento de mulheres nos anos 1970 transformaram o livro em um bestseller e a professora Heleieth, então regente da cadeira de Sociologia na UNESP, numa referência nacional para os estudos feministas.

Sua trajetória intelectual, ao longo das últimas décadas, como agitadora no meio acadêmico da temática da condição feminina numa perspectiva marxista, levou-a, assim, das salas de aula de Araraquara, onde era professora titular da UNESP, para todo o Brasil, participando de seminários, congressos, orientando dissertações de mestrado e doutorado, tornando-se uma das mais prestigiadas pesquisadoras sobre a questão de gênero no Brasil. Assim, Heleieth tornou-se pesquisadora do CNPq junto ao Departamento de Psicologia da USP, professora participante da PUC de São Paulo e professora visitante na Faculdade Serviço Social da UFRJ.

Em 1995, Heleieth foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, juntamente com outras 51 brasileiras. Em 2012, a Câmara Municipal de São Paulo, criou o Prêmio Heleieth Saffioti, lançado em 2013, este Prêmio destina-se às mulheres e entidades de classe que tenham se destacado no combate a discriminação social, sexual e racial. Faleceu aos 76 anos, no dia 13 dezembro de 2010, na cidade de São Paulo.

 

Fonte: CNPq, Pioneiras da Ciência no Brasil, ed. 3.

Leave a Reply